O curso de Políticas Educacionais apresenta ao aluno maneiras adequadas para a implementação de um regimento escolar qualificado, com o objetivo de aprimorar e modernizar as metodologias de ensino e de coordenação.

Sobre o curso

Objetivo

Este curso tem como objetivos apresentar ao aluno a legislação educacional brasileira, através da abordagem de temas como o direito educacional, as políticas públicas na educação, a lei 9.394, entre outros assuntos relevantes.

Como funciona

Ana Maria Alexandre Leite- Mestre em Educação Brasileira;- Graduada em Psicologia;- Psicóloga na Universidade Gama Filho (1986);- Atua na Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro no Convênio Unirio-Projovem;- Diretora Pedagógica do GESTAR (Grupo de Estudos e Ação Racial de Nova Iguaçu e Maricá);- Experiência na área de Educação com ênfase em Educação Inclusiva;- Desenvolve pesquisas nas áreas de Juventude, Relações Raciais na Escola.
Bertha de Borja Reis do Valle- Doutora em Educação - UFRJ.- Mestre em Educação - PUC/RJ;- Graduada em Pedagogia -UERJ;
Carlos Alberto Rodrigues Alves- Mestre em Mídia e Conhecimento - UFSC;- Especialista em Teologia Latino Americana - IMS;- Especialista em Pedagogia - PUC-PR;- Especialista em Metodologia do Ensino Superior - IBPEX;- Graduado em Teologia - SPS;- Graduado em Pedagogia - UTP;- Graduado em Filosofia - UFPR.
Eliane Ribeiro Andrade- Doutora em Educação pela Universidade Federal Fluminense (UFF-2004);- Mestre em Educação pelo Instituto de Estudos Avançados em Educação-IESAE, da Fundação Getulio Vargas (FGV-1993);- Especialista em Avaliação de Programas Sociais e Educativos pelo International Development Research Center (1985) e Instituto Interamericano de Cooperação para a Agricultura;- Graduada em Ciências Sociais pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ-1978) e em Comunicação Social pela Universidade Estácio de Sá (UNESA-1980);- Professora adjunta da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ);- Professora do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO);- Técnica em Assuntos Educacionais;- Experiência na área da Educação, atuando principalmente nos seguintes temas: Educação de Jovens e Adultos, juventude e políticas públicas.
Eloiza da Silva Gomes de Oliveira- Doutora em Educação - UFRJ;- Mestre em Psicologia Escolar - UGF;- Especialista em Supervisão Escolar - ASOEC;- Graduada em Pedagogia - SUAM;- Graduada em Psicologia - UERJ
José Luiz Cordeiro Antunes- Mestre em Educação: Área de Concentração - Política e Administração da Educação Superior - UERJ/RJ;- Graduado em Pedagogia - FINAM/RJ.
Leila de Almeida de Lócco- Doutora em Educação - PUC-SP;- Mestre em Educação: Supervisão e Currículo - PUC-SP;- Especialista em Pesquisa Educacional - Uruguaiana;- Especialista em Didática - FAFIL;- Graduada em Pedagogia - UEPG.
Maria Fernanda Rezende Nunes - Doutora em Educação pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ-2005);- Mestre em Educação pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ-1995);- Graduada em Psicologia pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio);- Técnica em Assuntos Educacionais da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO);- Professora do Programa de Pós-Graduação em Educação da UNIRIO;- Professora adjunta da PUC-Rio;- Experiência na área de Educação, com ênfase em Educação Pré-Escolar, atuando principalmente em Educação Infantil, Alfabetização e Currículo.
Maria Inês do Rego Monteiro Bomfim- Doutora em Educação - UFF;- Mestre em Educação - UFRJ;- Especialista em Educação - FGV-RJ.
Marly de Abreu Costa - Doutora em Educação pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ-1995);- Mestre em Educação pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ-1985);- Graduada em Pedagogia pela UERJ (1965);- Professora adjunta da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ);- Experiência na área de Educação, com ênfase em Avaliação Educacional, de Instituições, Sistemas e Programas Educacionais, atuando principalmente nos seguintes temas: Avaliação, Formação de Professores, Avaliação da Aprendizagem e Ensino Fundamental.
Osmar Fávero- Doutor em Educação - PUC/SP;- Mestre em Educação - PUC/RJ;- Especialista em Alfabetização - CREFAL;- Graduado em Matemática - UFRJ.
Suely Pereira da Silva Rosa- Especialista em Supervisão Educacional - CEN/RJ;- Graduada em Pedagogia - FINAM/RJ;- Graduada em Português-Literatura - Sociedade Universitária Gama Filho/RJ.
Teófilo Bacha Filho- Graduado em Direito - UTP.

Público-alvo

Professores, profissionais da área da educação, estudantes de vários níveis e áreas.

Carga Horária

180 horas

Conteúdo

Direito Aplicado à Educação
Origens do Direito Educacional Brasileiro
As Leis Educacionais em Âmbito Nacional
Diferentes Âmbitos da Legislação Educacional: Nacional, Estadual e Municipal
Estatuto da Criança e do Adolescente (1990) e o Estatuto do Idoso (2003)
A Educação Básica na Nova LDB
Formação e Carreira Docente na Legislação
A Proposta Pedagógica na Educação Infantil e Ensino Fundamental
A Proposta Pedagógica do Ensino Médio e da Educação Profissional Avaliação na Escola e da Escola
O Regimento Escolar
Políticas de Currículo e Legislação
Planos de Educação
Políticas Públicas em Educação
Ciência política e políticas públicas de educação: aspectos históricos Condicionantes sociais e políticas da educação
Enfoque das políticas públicas recentes em educação
Concepção da Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional - Lei 9.394/96
Modificações introduzidas pela Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional - Lei 9.394/96
Organização e funcionamento da educação básica
Os Parâmetros Curriculares da Educação Básica
Impasses e políticas atuais em relação à educação
Perspectiva educacional de inclusão
Educação básica de jovens e adultos
Desafios da educação infantil
Ensino médio: a última etapa da educação básica
Educação profissional: o desafio de formar trabalhadores
A avaliação institucional no Brasil
Perspectivas futuras das políticas públicas