Foi com o objetivo de esclarecer sobre a importância da aplicação da metodologia do trabalho científico, principais métodos, modelos e normas, que este curso foi desenvolvido. Nele são apresentadas práticas que, se bem aplicadas, poderão servir como facilitadoras ao desenvolvimento de qualquer trabalho, tanto no âmbito acadêmico como no profissional.

Sobre o curso

Objetivo

Estudar temas como: O pensamento evolutivo: metodologia, raciocínio e conhecimento. O método científico e a pesquisa. O tema de uma pesquisa, problema, hipótese e variáveis. Métodos quantitativos, qualitativos e coleta de dados. Estrutura de um projeto e técnicas de leitura. Estilo e redação de um texto, observação e linguagem científica. Estrutura de uma monografia. Normas da ABNT.

Como funciona

Regina Célia Veiga da Fonseca- Mestre em Engenharia de Produção com concentração em Mídia e Conhecimento pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC);- Graduada em Letras Português-Inglês pela Universidade Tuiuti do Paraná (UTP);- Graduada em Psicologia pela Universidade Tuiuti do Paraná (UTP).

Público-alvo

Professores de diversas áreas.
Estudantes de diversos níveis de ensino.

Carga Horária

30 horas

Conteúdo

01 - O pensamento evolutivo: metodologia, raciocínio e conhecimento.
02 - O método científico e a pesquisa.
03 - O tema de uma pesquisa, problema, hipótese e variáveis.
04 - Métodos quantitativos, qualitativos e coleta de dados.
05 - Estrutura de um projeto e técnicas de leitura.
06 - Estilo e redação de um texto, observação e linguagem científica.
07 - Estrutura de uma monografia.
08 - Normas da ABNT.